Documentos públicos

Documentos públicos, resultados e efeitos do projeto I-RESTART

Tendências e análise de cenários

​Este documento analisa e resume as tendências em três sectores diferentes nos países do consórcio e, em seguida, prepara as tendências para três cenários previstos: rota local para a sustentabilidade, rota continuada para a sustentabilidade e rota técnica para a sustentabilidade.

Relatório sobre as jornadas de portas abertas

Neste relatório incluímos informações gerais sobre os dias abertos organizados em todos os países envolvidos neste projeto. Os comentários dos trabalhadores envolvidos e que participaram na formação foram acrescentados a este relatório para permitir diferentes pontos de vista.

Relatório sobre as necessidades urgentes de competências por país e por sector

Neste relatório, identificamos as necessidades urgentes de competências promovidas pela crise da COVID-19 e as tecnologias emergentes, a transição ecológica e digital para o setor agroalimentar e veterinário.

Este estudo baseou-se nos resultados disponíveis da plataforma Skills Panorama do CEDEFOP, que integra num único portal dados e informações sobre as necessidades e inadequações de competências da UE, a base de dados ESCO, a mesa redonda AER de abril de 2021, o seminário EIP-Agri sobre competências digitais, o projeto IOF2020 e todos os contributos úteis de parceiros anteriores ou em curso sobre o assunto (FIELDS, PLANET, SAGRI, ASKFOOD, FIT4FOOD, etc.).

Atualização da base de dados e da plataforma

Este documento resume a atividade de recolha de dados e a forma como as bases de dados foram estruturadas. O I-RESTART utilizou a estrutura da plataforma do projeto FIELDS do projeto Erasmus+ Blueprint, que já tinha desenvolvido uma base de dados com os mesmos objectivos de recolha de dados que o projeto I-RESTART. Foram necessárias algumas modificações para separar as entradas. A lógica subjacente a esta decisão deveu-se à estrutura igual necessária para a recolha de dados, mas à natureza diferente dos parceiros e da recolha de dados necessária. Assim, o FIELDS recolheu dados principalmente sobre os sectores da agricultura, da indústria alimentar e da silvicultura, com uma forte incidência nos domínios da bioeconomia, da sustentabilidade e da digitalização; o I-RESTART recolheu dados dos sectores da produção animal, da veterinária e da indústria alimentar, com uma forte incidência noutros domínios. Eis os domínios abrangidos: Digitalização, Sustentabilidade e bioeconomia, Empresas e empreendedorismo, Competências transversais, One-health, Tendências emergentes específicas do sector.

Relatório sobre as iniciativas do Pacto para as Competências

O relatório analisa várias iniciativas e quadros da UE relacionados com o desenvolvimento de competências. Começa com uma panorâmica da Agenda de Competências para a Europa, um plano quinquenal para melhorar a qualidade e a relevância das competências, colmatar o défice de competências e criar um ecossistema de apoio ao desenvolvimento de competências. O documento apresenta também o Ano Europeu das Competências, que aborda as lacunas de competências na UE e promove as competências digitais e no domínio das tecnologias verdes através de iniciativas de requalificação profissional. Além disso, o Pacto para as Competências é destacado como um modelo de compromisso partilhado que fomenta a colaboração entre entidades públicas e privadas para responder às necessidades de competências e promover a aprendizagem ao longo da vida. O relatório explora a parceria do Pacto para as Competências no domínio agroalimentar, que aborda os desafios em matéria de competências no ecossistema agroalimentar e destaca a relevância do projeto I-RESTART no apoio ao Pacto para as Competências. Por último, o texto dá conta da iniciativa das Comunidades de Conhecimento e Inovação Alimentares (CCI) do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), dos quadros educativos europeus e das ferramentas que contribuem para o desenvolvimento e o reconhecimento de competências na Europa.